5/25/2011

O nascimento do Deus interior (ou Banda cover de Beatles)


A alguns dias atrás fui à Virada Cultural em SP e foi uma experiência muito foda, em vários aspectos. Mas eu queria relatar particularmente sobre uma das experiências de insight que me ocorreu durante essa viagem.

Primeiramente, vou confessar que eu ando numa fase muito foda em relação à um monte de coisa que eu tenho que resolver e venho postergando a um bom tempo, e essa situação vem me deixando bem grilado e com uma certa angústia (o que acredito que não seja ruim, já que são nesses momentos que se abrem possibilidades de transcendência da vida atual).

Mas voltando, em meio a isso tudo fui na Virada Cultural e passei por algumas experiências internas bem interessantes. Na viagem de ida mesmo tive uns insigths muito bacanas sobre Deus.

Entendo que todos os grandes mestres das maiores tradições do mundo vêm falando basicamente a mesma coisa: -Seja você mesmo! That´s it.

E vários são os motivos pra me fazer acreditar isso:

1- É praticamente consenso que fomos criados por Deus. Temos a natureza divina, portanto tudo o que pensarmos como atribuído às possibilidades de Deus de agir, podem ser extendidas à nós enquanto possibilidades.

2- Há uma constante busca de estados de quietude, estabilidade de energia e diálogo interior (oração, meditação, jejum, silêncio, celibato, penitência) e nesses momentos de quietude e solidão olhamos para dentro e nos encontramos com Deus, ou nossa parcela de Deus. E eu acho que devemos ouvir à esse Deus, que se manifesta em nós, e agir conforme sua vontade, trazendo uma experiência de felicidade e amor pra Deus, que chega até ele através das nossas próprias experiências.

3- Se todos somos um Deus só é fácil perceber que o melhor que podemos fazer é proporcionar felicidade pra uma outra parcela de nós mesmos, ou seja, o outro! Amar ao próximo como a ti mesmo, fora da caridade não há salvação.

4- E se Deus é tão poderoso quanto se diz, acho que deveríamos começar a prestar mais atenção ao que ele nos fala dentro de nós mesmos.

O QUE VOCÊ QUER?
O QUE TE MOTIVA?
O QUE TE FAZ SAIR DA CAMA CEDO?
O QUE TE FAZ SE SENTIR VIVO?

Podemos usar como analogia uma banda cover de Beatles, por exemplo (sendo bem extremo pra ficar simples), em sua maioria são caras bons, que tocam bem mas não captaram a verdadeira essência do que os Beatles quiseram transmitir, que pode ser "seja você mesmo, explore suas idéias, seja criativo".. a mensagem nunca foi: "tirem todas as nossas músicas e tentem se parecer com a gente".

Mas bem, nessa analogia bem caricata acho que dá pra perceber que na maioria das vezes nos apegamos à referências de vida, heróis ou personagens que só copiam o aspecto mais superficial da verdadeira mensagem transmitida. Assim como alguém que é cristão se apegar mais à imagem do sofrimento de Cristo do que na sua busca de servir à Deus, e não a si próprio. Deus não está fora de nós, Deus sou eu e você, eu deixo Deus feliz quando proporciono felicidade ao outro e a mim mesmo por troca.

A felicidade nunca é solitária, ela é sempre compartilhada, e por isso vejo a mensagem muito claramente de ser quem se é no fundo, pois só assim estaremos felizes de verdade e poderemos compartilhar a felicidade com Deus (o Todo!).

Verá que o que é essencial
sempre esteve aí
ponto final.

Nenhum comentário: