5/06/2011

Livres II

"A verdade é uma terra sem caminhos" (Krishnamurti)

Vejo pelo menos dois caminhos antagônicos que chegam ao mesmo lugar por estradas bem diferentes, e podem ser opções pra quem quiser admirar essa ou aquela paisagem.

Um deles é o caminho da auto-destruição, que pode ser ilustrado pelo filme "O Clube da Luta", nesse caminho deve-se ir aos limites da falta de sentido da vida, deve-se chegar ao fundo do poço ou como diz Tyler Durden "apenas após você perder tudo é que você está livre pra fazer qualquer coisa".

Somente após chegar à um estado de angústia tal que você não se importe com mais nada na vida é que se chega à grande iluminação desse caminho, que pode ser descrita como uma vida autêntica, fora de padrões, não se importando com as consequências de seus atos, ou simplesmente, a liberdade plena.

Um outro caminho é o caminho de espiritual de auto-conhecimento, no qual você estuda, interpreta e analisa todos os aspectos da vida, tentando encontrar um centro em toda essa complexidade, que no fundo é você mesmo, já que não há nada de subjetivo fora da próprio sujeito que a produz.

Esse caminho leva à percepções a cerca de si mesmo e da própria natureza e chega-se a um ponto tal que, segundo os que passaram por esse caminho (Jesus, Buda e outros), percebe-se que não há um "eu", pelo menos não há um "eu" que possa ser separado de uma coisa muito maior (Deus, Todo, Vazio...) e o que acontece é que a partir dessa certeza interior o sujeito irá agir baseado na vontade desse Deus subjetivo e, por se tratar da vontade de Deus, age sem se preocupar com as consequências de seus atos, já que a vontade de Deus é soberana. Ou poderiamos dizer que o sujeito atinge a liberdade plena.

Mas esses são apenas dois caminhos que pensei agora que levam à uma liberdade plena, mas existem vários outros: o caminho da fé, o caminho do auto-conhecimento, o caminho da análise, da filosofia, do pensamento livre, da doença, da EQM, dos enteógenos e por aí vai...

Ambos os caminhos levam à uma ação com liberdade plena, porém, essa liberdade plena alcançada é apenas o início de um outro caminho, e a partir daí é que iremos agir sobre o mundo de uma maneira transformadora, porque estaremos compartilhando a NOSSA verdade na vida, e assim ajudando a construir um mundo mais livre e verdadeiro.

Nenhum comentário: