4/13/2011

Motivo de insônia

Estive pensando muito esses dias sobre como é engraçado o modo como construímos o mundo, a realidade, a sociedade, o indivíduo. Se analisarmos bem a situação em que se encontra o mundo em geral veremos que vários problemas graves possuem solução muito simples. Construir uma sociedade diferente, muito melhor do que a atual é uma coisa relativamente fácil! Pensemos nas nossas posturas individuais, guiadas por vontades que nem são nossas na maioria das vezes, o que gera desconfiança, o que gera medo, mentiras, hipocrisia, intolerância, violência, etc.

Quando vemos a vida com uma perspectiva egoísta (o que eu posso ganhar?) ao invés de uma perspectiva altruísta (o que eu posso oferecer?) geramos separação ao invés de relação, e esse modo de separação de pessoas, classificando-as quanto à nacionalidade, preferência por um símbolo estampado em uma camisa de futebol, cor, idade, sexo, religião, classe social, posição política... sempre gera disputa, e acontece de um querer ser melhor que o outro, outro quer explodir um templo religioso porque ele não celebra o ser hipotético em que o seu grupo acredita, outro atira em todo mundo na escola, porque não aguenta toda pressão que foi socialmente colocada em cima dele.

Acho que deveríamos mudar seriamente nossa pirâmide de valores, e começarmos a pensar em novas formas de nos organizar. Temos que ensinar as crianças a serem cada vez mais inteligentes, cada vez mais amorosas, cada vez mais criativas, para começarmos a ter acesso à soluções mais inteligentes, amorosas e criativas! Muito simples.

Agora, o que oferecemos às nossas crianças? Novelas recheadas de violência, traição, roubos, diferença social banalizada, tratamento unilateral de assuntos sérios como drogas e sexo; jornais que nos fazem acreditar que o mundo é feito de catastrofes, tragédias, violência e jogos multibilionários; filmes idiotas que seguem o mesmo conteúdo das novelas; programas de auditório deploráveis; música ruim (em playback!)... ou seja, o lixo do lixo.

E temos que conviver além dos nossos muros, e com que pessoas gostaríamos de conviver, e o que podemos oferecer de bom pro mundo? Muitas pessoas só têm acesso à informações podres, e continuam reproduzindo esses padrões podres. Ao invés de ficar pensando em alternativas para criar um mundo totalmente separado dos outros seres humanos, cada vez mais segregados e hierarquizados dentro de seus muros, deveríamos pensar em oferecer o nosso melhor pro mundo, um sorriso, uma palavra, um texto, uma música, uma notícia boa... enfim, qualquer coisa que melhore essa energia coletiva que anda tão doente.

Nenhum comentário: