3/11/2011

O caminho

Assisti à pouco na internet uma entrevista do Bruce Lee. Fiquei impressionado com a lucidez e sabedoria desse ser-humano. O cara era muito foda, eu não fazia idéia. E ele disse algumas coisas que me fizeram refletir bastante a respeito do treinamento para ser autêntico (no caso dele utilizando a arte marcial, mas pode-se extender o entendimento à qualquer treinamento que nos torne mais autênticos).

Uma das coisas que ele diz que me fez refletir foi de que nós temos o instinto natural e o controle racional, e cada um desses ao extremo nos leva à posições não saudáveis, a primeira nos leva a ser fracos, vulneráveis e volúveis a qualquer vontade que surja, já que a fonte de desejos é inesgotável, e a segunda nos torna robôs mecanizados, sem acesso aos nossos desejos, e a medida está em alcançar um controle natural ou instinto racional, que nos levaria à um patamar de expressão competente dos nossos desejos naturais, fluindo sem esforço por uma confiança inabalável na razão e no instinto.

O caminho para essa confiança interna é o autoconhecimento. O autoconhecimento é a chave para uma vida mais inteira, e consequentemente, mais feliz, pois nos aproxima dos nossos desejos autênticos, nos mostra quem somos, e nos dá o poder de construção da própria realidade. Quanto mais fundo mergulhamos em nós mesmos, mais percebemos o que somos e o que podemos ser, percebemos o quão grande ou o quão pequenos podemos escolher ser, assumindo de fato as rédeas da própria vida.

Todo o conhecimento é no fundo uma forma de autoconhecimento pois todo o conhecimento nos forma e nos transforma, e ao sermos transformados somos lançados um degrau acima do que éramos, e nessa construção somos levados à refletir sobre a diferença entre que fomos e o que nos tornamos. Geralmente chegamos à essas reflexões naturalmente de forma mais apurada em idade avançada.

Mas o mais bonito é que não precisamos esperar até o fim da vida pra começar a constuir um conhecimento sólido acerca de nós mesmos. Podemos começar agora, e existem várias maneiras para se chegar ao Eu. Pode ser através da meditação, do estudo do ser humano, da exploração do próprio corpo, do contato autêntico com o outro, da construção de intimidade, da contemplação da natureza, da vida vivida com prazer, da espiritualidade vivida com o coração...

Existem infinitas maneiras de construirmos um caminho, o que importa é fazer desse caminho ao Eu uma experiência humana, no sentido mais belo que essa palavra pode ter. E sejamos felizes, cada um no seu caminho, estando dispostos a dar a mão aos nossos companheiros de existência que por ventura cruzem conosco para nos acompanhar nessa bela estrada. Boa viagem irmãos!

Link da entrevista pra quem quiser assistir!! (em inglês)

Nenhum comentário: