6/29/2011

Pessoas "problema"


Não existem caminhos ou regras que garantam o viver bem. A realidade é que todos nós estamos no mesmo barco e temos a possibilidade de nos perder buscando respostar corretas, padrões de comportamento que garantam uma felicidade enlatada e prometida em cada comercial da TV.

A verdade é que nos custa admitir o fracasso dos caminhos escolhidos até o momento, mas é um passo crucial para uma mudança global e efetiva em toda a humanidade, e sendo nós mesmos reflexos e partes dessa humanidade, esse é um passo crucial para nós como indivíduos.

Existem pessoas que não conseguem se ajustar, se encaixar nesse mundo, e são justamente essas que me dão a esperança de um mundo melhor. Se ao menos não as massacrássemos tanto, se ao menos nos déssemos ao trabalho de ouvir o que têm a dizer e propor para a construção de um mundo melhor tenho certeza de que várias das respostas que buscamos para os problemas que nos impedem de dormir uma boa noite de sono seriam dadas.

(Dedicado aos adolescentes "problema" fantásticos que tive o prazer de conhecer em um trabalho da faculdade, e à todos os adolescentes problemas do mundo. Espero que a família, professores e sociedade em geral aprenda um pouco com eles.)

6/03/2011

Valor

A arte não vale nada
O amor não vale nada
A poesia não vale nada
A música não vale nada
A pintura não vale nada
A amizade não vale nada
O que menos vale é o que vale mais.

6/02/2011

O que eu aprendi


Tenho andado reflexivo ultimamente.. Parece que sempre que eu faço alguma coisa que sai um pouco da minha estrutura normal, uma loucura, extravagância ou o que quer que seja, eu me lembro da minha natureza, me lembro de quem eu sou e não me identifico com nada aquilo. Louco, bipolar (rótulos, rótulos, rótulos)? Talvez.. E não, não fico feliz com isso se você quer saber.

Mas me alegro sim de perceber que hoje sou mais inteiro do que ontem e se erro ainda é porque me distraio às vezes de minha natureza. Duas coisas que sempre me ajudam muito a me conectar comigo mesmo novamente são meditação e pensamento sobre a vida, seja de ordem filosófica, psicológica, espiritual ou o que quer que seja, como diz o grande Patch Adams (que é um cara muito mais foda do que aquela caricatura do filme que hollywood mostrou): "Não existe pensamento positivo ou negativo, o negativo é não pensar!".

Aliás, recomendadíssima a entrevista com ele (assistam todas as partes, vale a pena!):


Aprendi algumas coisas valiosíssimas com as pessoas que me são mais queridas na vida:

Com meus avós maternos aprendi que não se deve fazer uma escolha sem ser por amor e que não podemos culpar o outro pela infelicidade causada pela nossas próprias escolhas..

Com meus avós paternos aprendi que o amor existe, é belo, é real e só faz bem pra quem ama, além disso aprendi que a vida foi feita pra ser compartilhada os amigos, família, colegas, conhecidos, e que no final o amor que você leva é o amor que você dá! (saudades da vovó sempre..)

Com meus pais aprendi que é vital o respeito mútuo em um casal e que a fórmula: respeito + amor + admiração + desejo de melhora mútua = casal feliz. Aprendi principalmente respeito ao próximo na sua forma mais hardcore, sem restrições, sem cobrança, sem "eu te avisei", sem hipocrisia.

Com meus irmãos aprendi a viver, aprendi o que significa amizade, o que significa brigar, tomar posição, ceder, entender o outro, conversar, chorar junto, perdoar, respeitar e admirar.. não sou irmão dos meus irmãos por ter nascido do mesmo pai e da mesma mãe, sou irmão deles porque sinto no fundo que somos pedaços da mesma alma.

Com meus amigos mais íntimos aprendi que amizade é amor e que o tempo e a distância não diminuem esse sentimento, aprendi que pessoas muito diferentes podem se entender se estiverem dispostas a abrir o coração pro outro, aprendi que a vida não vale a pena sem amizades verdadeiras.

Com minhas namoradas aprendi o que é o amor sublime, aquele mesmo da amizade, só que maior, porque você é o outro.. aprendi a amar sem prender, a doar sem cobrar, a dar sem esperar nada em troca, a receber o que o outro te oferece, aprendi a valorizar um sorriso, aprendi que todos somos frágeis, que todos queremos ser amados e que ninguém quer magoar o outro.

Com meu cachorro aprendi que os animais são muitas vezes mais honestos do que nós humanos, e que devemos respeitá-los, porque são o que há de mais puro em termos de sentimento nesse planeta, aprendi que a presença às vezes é mais importante que a palavra e que os olhos expressam mais do que podemos imaginar.

Dedico esse texto à todos que passaram pela minha vida e me ensinaram a viver, espero que sempre que ler eu me lembre de tudo isso e possa honrar e ser eternamente grato à todas essas pessoas e à todas as que vierem. Porque a vida só vale a pena quando é compartilhada.

6/01/2011

Paulo Freire, um grande homem!


http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=99980


http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=99981

Não sei colocar o vídeo aqui de uma forma mais bonita ou mais eficiente, mas estão aí os links de um documentário que me fez pensar muito na vida, nos valores, no ser humano.. compartilho com vocês, espero que gostem.